Com toda certeza, a internet é uma das ferramentas mais poderosas para realizar diversos trabalhos e tarefas do dia a dia. Afinal, você consegue fazer reuniões e desenvolver as atividades apenas com a navegação. Para ter uma ideia, segundo dados publicados no site Datareportal, somos hoje quase cinco milhões de pessoas no mundo conectadas à internet, cerca de 63% da população.
Diante de um número tão expressivo, diariamente podemos ver golpes e dados pessoas sendo vazados na internet. Pensando nisso, a Fast Network separou cinco dicas básicas para você navegar com mais privacidade e segurança. Confira!
5 dicas para navegar com privacidade e segurança na internet
Instale softwares originais
Utilizar softwares de qualidade e originais no seu computador é mais importante do que você imagina. Além da pirataria ser considerada crime, a prática pode trazer muitos prejuízos ao seu computador. Ao “piratear” um aplicativo, você nunca terá certeza se os dados do seu computador estarão seguros, por exemplo.
Sem contar que o auxílio de técnicos para qualquer problema também será uma dificuldade, pois o seu dispositivo estará vulnerável para diversos níveis de invasões cibernéticas. Portanto, busque sempre instalar softwares originais para contar com todo suporte e não correr riscos de danos ao seu computador.
Procure investir num antivírus ideal para o seu perfil de usuário
Lembre-se sempre: uma escolha incorreta de antivírus pode causar danos irreversíveis para a sua segurança digital. Logo, verifique todas as ferramentas oferecidas pelo software de proteção, para assim optar pelo mais correto para o seu uso no dia a dia.
Outro pouco importante é observar as necessidades que você usa o computador. Afinal, uma pessoa que utiliza apenas para assistir vídeo e jogar, tem um tipo de antivírus indicado, diferente de quem usa para trabalhar.
Evite abrir e-mails desconhecidos
É comum você encontrar mensagens indesejadas e duvidosas chegando diariamente no e-mail, não é mesmo? Mas, engana-se quem pensa que apenas ao abrir e fazer download dos anexos que você pode contaminar o seu computador.
Se, apenas pelo nome, você perceber que é um tema desconhecido ou até mesmo mensagens de lojas ou serviços nunca antes utilizados, desconsidere, exclua e, se possível, marque o e-mail como lixo eletrônico, assim o remetente não conseguirá enviar mensagens novamente.
Evite se conectar a redes de wi-fi públicas
Bem provável que você já tenha precisado conectar o seu celular em uma rede de internet, porque o seu plano de dados acabou. E muitas vezes a alternativa é buscar algum estabelecimento com rede Wi-Fi pública para continuar a navegar. No entanto, essa opção pode trazer riscos.
Nesse caso, evite efetuar transações bancárias por meio dessas conexões ou mesmo ler e-mails confidenciais. O ideal seria usar a internet pública apenas para trocar mensagens de emergência pelo WhatsApp. Os nossos dados ficam ainda mais expostos do que o normal ao se conectar em uma conexão que não sabemos a procedência.
Use sempre autenticação em dois fatores
A última dica para navegar com mais privacidade e segurança é a utilização dos autenticadores de dois fatores. Para quem não conhece, é um aplicativo de segurança que verifica se o uso de um dispositivo está sendo manuseado pelo usuário correto, ou se está partindo de uma origem suspeita. É o jeito mais eficiente de evitar que estranhos possam acessar suas informações pessoais, mesmo que, por algum motivo, tenham acesso aos seus dados, como login e senha.
Gostou das dicas para navegar com mais privacidade e segurança? Para conferir muitas outras, siga a Fast Network nas redes sociais: Facebook e Instagram.