Blog

Diferenças entre internet para apartamento e para casa

Mito ou verdade que existe diferenças entre internet para apartamento e para casa? Descubra no post da Fast network

Mito ou verdade que existe diferenças entre internet para apartamento e para casa?

Você sabia que a instalação da internet é feita de forma diferente quando falamos em apartamento e condomínio? No entanto, mesmo com essa particularidade, o sinal funciona da mesma maneira e a partir da mesma tecnologia: a chamada fibra óptica. 

E para você que mora em algumas dessas opções e tem dúvidas sobre o que envolve esse processo e como ele ocorre, a Fast Network preparou este conteúdo explicativo. Continue a leitura e confira os detalhes. 

 

O que é a internet de fibra óptica?

A fibra óptica nada mais é do que um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro em que permite que a luz se propague e envie o sinal para as moradias, neste caso, o sinal de internet. 

 

Como é feita a instalação de internet em casas?

Para conseguir levar o sinal de internet até uma casa é necessário verificar se existe viabilidade técnica no endereço. Se a fibra óptica está instalada nos postes da rua de acordo com recomendações da Unifique e, além disso, que haja vaga na caixa de atendimento que chega até a residência. 

No momento da instalação a fibra óptica que fica na caixa de atendimento do poste é subdividida, isso significa que uma ponta é levada para dentro da casa do cliente. Nesse caso, o processo pode ser feito de duas maneiras: subterrâneo ou aéreo. É fundamental que haja passagem livre para o cabo no local. 

Depois que a ponta da fibra óptica chega dentro da casa, ela é conectada ao roteador, que recebe e faz toda a distribuição do sinal. Esse processo é conhecido como Fiber to the Home (FTTH). 

 

E em apartamentos, como é realizada?

Já no caso do sinal da internet para apartamentos é necessário desenhar um projeto específico para cada condomínio, pois cada um tem condições e restrições distintas. Em primeiro lugar é identificada a viabilidade técnica da fibra óptica que passa pelos postes da rua. Em segundo, a fibra precisa ser levada para dentro do condomínio até o distribuidor geral de equipamentos de telecomunicação do local. 

Por fim, ela é subdividida dentro do distribuidor geral e cada apartamento recebe uma ponta da fibra óptica que é conectada ao roteador. Essa rede é chamada de Fiber to the Apartment (FTTA). 

Existem alguns casos em que a fibra óptica chega somente até o distribuidor geral e, a partir disso, o sinal de internet é enviado através de cabos UTP, mais conhecido como cabo de rede que chegam até os apartamentos. Esse tipo de projeto é chamado de Fiber to the Building (FTTB). 

Não esqueça, independente de rede FTTH ou FTTA, o sinal de internet precisa cumprir os requisitos conforme o plano contratado por você. Gostou dessas dicas? Que tal contar com esses serviços na sua residência? Entre em contato conosco e garanta uma internet de qualidade.

Compartilhe
logomarca da Fast Network internet de ultravelocidade

Quer fazer parte da equipe Fast?

Envie seu currículo através do formulário abaixo.

* Extensões de arquivos: PDF, DOC, DOCX

Fast Network
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.