Blog

Diferenças entre internet para apartamento e para casa

Você sabia que a instalação da internet é feita de forma diferente quando falamos em apartamento e condomínio? No entanto, mesmo com essa particularidade, o sinal funciona da mesma maneira e a partir da mesma tecnologia: a chamada fibra óptica. 

E para você que mora em algumas dessas opções e tem dúvidas sobre o que envolve esse processo e como ele ocorre, a Fast Network preparou este conteúdo explicativo. Continue a leitura e confira os detalhes. 

 

O que é a internet de fibra óptica?

A fibra óptica nada mais é do que um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro em que permite que a luz se propague e envie o sinal para as moradias, neste caso, o sinal de internet. 

 

Como é feita a instalação de internet em casas?

Para conseguir levar o sinal de internet até uma casa é necessário verificar se existe viabilidade técnica no endereço. Se a fibra óptica está instalada nos postes da rua de acordo com recomendações da Unifique e, além disso, que haja vaga na caixa de atendimento que chega até a residência. 

No momento da instalação a fibra óptica que fica na caixa de atendimento do poste é subdividida, isso significa que uma ponta é levada para dentro da casa do cliente. Nesse caso, o processo pode ser feito de duas maneiras: subterrâneo ou aéreo. É fundamental que haja passagem livre para o cabo no local. 

Depois que a ponta da fibra óptica chega dentro da casa, ela é conectada ao roteador, que recebe e faz toda a distribuição do sinal. Esse processo é conhecido como Fiber to the Home (FTTH). 

 

E em apartamentos, como é realizada?

Já no caso do sinal da internet para apartamentos é necessário desenhar um projeto específico para cada condomínio, pois cada um tem condições e restrições distintas. Em primeiro lugar é identificada a viabilidade técnica da fibra óptica que passa pelos postes da rua. Em segundo, a fibra precisa ser levada para dentro do condomínio até o distribuidor geral de equipamentos de telecomunicação do local. 

Por fim, ela é subdividida dentro do distribuidor geral e cada apartamento recebe uma ponta da fibra óptica que é conectada ao roteador. Essa rede é chamada de Fiber to the Apartment (FTTA). 

Existem alguns casos em que a fibra óptica chega somente até o distribuidor geral e, a partir disso, o sinal de internet é enviado através de cabos UTP, mais conhecido como cabo de rede que chegam até os apartamentos. Esse tipo de projeto é chamado de Fiber to the Building (FTTB). 

Não esqueça, independente de rede FTTH ou FTTA, o sinal de internet precisa cumprir os requisitos conforme o plano contratado por você. Gostou dessas dicas? Que tal contar com esses serviços na sua residência? Entre em contato conosco e garanta uma internet de qualidade.

Compartilhe
plugins premium WordPress

Quer fazer parte da equipe Fast?

Envie seu currículo através do formulário abaixo.

* Extensões de arquivos: PDF, DOC, DOCX