O segundo turno de um dos maiores campeonatos de futebol do mundo já começou com força total! Ainda que espremido entre campeonatos, a série A do Brasileirão mantém-se disputada e alvo da ambição de todos. Rodada a rodada, os times brasileiros buscam os três pontos que podem colocar as mãos um pouco mais próximas da taça — ou os pés longe da zona de rebaixamento. E a experiência diz: absolutamente tudo pode acontecer neste segundo turno do Brasileirão! Duvida? Levantamos 5 curiosidades sobre o campeonato para provar isso. Confira!
Sistema de pontos corridos e a disputa por turnos
A adoção do sistema de pontos corridos acabou resultando nesse Brasileirão que conhecemos, com dois turnos de 19 rodadas e 20 times. Contudo, um pouco diferente de quando começou em 2003 com 46 rodadas e 24 times e em 2005 quando 22 times disputaram 42 rodadas. E definitivamente bem diferente se pensarmos no cenário tecnológico.
Por exemplo, quem gritou “É campeão!” quando o Botafogo ganhou o campeonato em 1995, assistindo por uma TV com chuviscos, nem poderia imaginar que assistiria o Fogão vencer novamente em 2024, em alta definição e com a possibilidade de rever lance a lance, quantas vezes quisesse com o streaming. Resumidamente: a emoção continua igual, a experiência é que melhorou. Para aproveitar o streaming ao máximo, a Fast garante conexão de qualidade e planos com acesso à Watch e ao Premiere. Desse modo, assistir ao seu time do coração será sempre um show, seja na TV ou em qualquer dispositivo móvel!
5 curiosidades sobre o Brasileirão na era dos pontos corridos
1.O primeiro turno dita mais rebaixamentos que campeões
O título simbólico de campeão do primeiro turno não é algo a se menosprezar, mas não dá garantia nenhuma da taça que importa. Conforme vimos, nos últimos 5 anos, por duas vezes vimos o título ir parar nas mãos de outro time. Já em se tratando de rebaixamentos, durante 22 anos, apenas 3 vezes o último colocado do primeiro turno conseguiu se safar.
2.Goiás e Fortaleza tiveram as melhores arrancadas
Em 2003, como foi dito, o campeonato era disputado com mais times e, logicamente, com mais rodadas. O primeiro turno daquele ano terminou com o Goiás na última posição, em 24º. Contudo, o segundo turno foi tão intenso que o dono da melhor artilharia saiu da lanterna e terminou entre os 10 primeiros.
Como resultado, só 19 anos depois outro time conseguiu o feito. O Fortaleza teve uma arrancada no segundo turno que o levou da última posição ao 8º lugar, galgando um total de 12 posições.
3.Botafogo teve o maior revés
Se terminar líder do primeiro turno não é garantia de ser campeão, a mesma coisa não se pode dizer de quem passa mais de 30 rodadas seguidas na liderança. O Botafogo tornou-se o time com mais tempo na liderança nesse sistema de pontos corridos e viu, no segundo turno, a distância ampla para o segundo colocado ir minguando até terminar na quinta colocação.
4.Apenas 5 artilheiros do campeonato levaram o título
Gols são necessários para vencer o jogo, mas sozinhos não vencem campeonato. E não somos nós quem dizemos, são as estatísticas. Tanto é assim que apenas os artilheiros de 2009, 2012, 2017, 2019 e 2021 pertenciam aos times campeões. A defesa, por sua vez, é mais determinante. Os times com melhores defesas foram campeões em, pelo menos, metade dos campeonatos brasileiros dessa série.
5.45 equipes participaram do Brasileirão neste formato
Em pouco mais de 20 anos, a série A do Brasileirão até poderia ter um pouco mais de diversidade, mas não é o que acontece. Apesar de serem escassos os times que nunca foram rebaixados (ou não foram rebaixados neste formato do campeonato), acontece um revezamento em que aproximadamente as mesmas 30 equipes disputam a série principal.
O resultado é que, nesse tempo todo, apenas 45 equipes participaram. Ao menos 8, fizeram participações e, uma vez rebaixados, nunca mais voltaram. Caso do Paysandu e do São Caetano, que participaram de 2003 a 2006.
Uma curiosidade extra: desses 45 times, 11 estão localizados no sul do país. Em 2015, houve um recorde de participação sulista com 8 times na disputa, com a ausência de Criciúma, Juventude e Paraná apenas. Já em 2025, somente Internacional, Grêmio e Juventude disputam o campeonato, a menor quantidade deste sistema de pontos corridos.
De posse dessas informações, você já pode encarar o segundo turno com a tranquilidade que só a internet de qualidade, os planos flexíveis e o atendimento ágil da Fast proporcionam!
Fast: internet dos campeões
A Fast iniciou suas atividades em 2007. O objetivo inicial não mudou: conectar o catarinense sem dor de cabeça no processo, levando soluções de internet equilibrando qualidade e preços justos.
Para atender suas necessidades, a Fast oferece opções de internet via rádio e fibra óptica. Morar distante dos grandes centros já não é motivo para não ter conexão, bem como compartilhar o sinal de internet já não é motivo para uma conexão fraca!
Conheça os planos de internet e internet + streaming da Fast e descubra qual é o melhor para você! Quer diversidade em entretenimento? Confira os pacotes de internet + streaming que incluem a Watch e os catálogos da Paramount + e da HBO Max! Entre em contato e vem ser Fast!